AUTORES

primeiros lançamentos

Beatriz Bajo (São Paulo/SP, 1980). Poeta, diretora-geral da Rubra Cartoneira Editorial, revisora, tradutora, professora de língua portuguesa e literatura, especialista em Literatura Brasileira (UERJ). Seus livros são a face do fogo (SP) e : a palavra é (PR), os dois de 2010. Traduziu o livro Respiración del laberinto, do poeta mexicano Mario Papasquiaro, pelo Coletivo Dulcinéia Catadora (2009) e trabalha atualmente com uma novela, também mexicana, pela editora LetraSelvagem. Participou do livro de entrevistas Diálogos com a Literatura Brasileira – volume III, organizado por Marco Vasques (Movimento, Porto Alegre/RS; Letradágua, Joinville/SC, 2010) e da antologia Moradas de Orfeu, organizada também por Marco Vasques (Letras Contemporâneas, Florianópolis/SC, 2011. Mantém os blogues Linda Graal (http://lindagraal.blogspot.com/) e Esquina Literária (http://esquinaliteraria.blogspot.com/). Morou por 17 anos no Rio de Janeiro (RJ) e vive há 5 em Londrina-PR.

Chico César (Catolé do Rocha/PA, 1964). cantor, compositor, escritor e jornalista. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, enquanto participava do grupo Jaguaribe Carne, que fazia poesia de vanguarda. Em São Paulo trabalhou como jornalista e revisor de textos, aperfeiçoou-se no violão, multiplicou as composições e formou um público. Hoje tem uma carreira artística de repercussão internacional. A maioria de suas canções são poesias de alto poder de encanto linguístico. Em 1991, foi convidado para fazer uma turnê pela Alemanha e passou a dedicar-se somente à música. Formou a banda cuscuz clã e passou a apresentar-se na casa noturna paulistana Blen Blen Club. Seus discos são aos vivos (1995), cuscuz clã (1996), beleza mano (1997), mama mundi (2000), respeitem meus cabelos, brancos (2002), de uns tempos pra cá (2006), e francisco, forró y frevo (2008). Seus DVDs são cantos e encontros de uns tempos pra cá (2007) e aos vivos (2011) . Seu primeiro livro chama-se Cantáteis: cantos elegíacos de amozade (Garamond, 2005). Tomou posse na presidência da Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE) em maio de 2009. Desde janeiro de 2010 é Secretário de Cultura do Estado da Paraíba. www.chicocesar.com.br

Karen Debértolis (Londrina/PR). Escritora, jornalista e assessora de imprensa da Rubra Cartoneira Editorial. Gravou o cd de poesia A Mulher das Palavras. Publicou A Estalagem das Almas (Promic/Travessa dos Editores) em parceria com Fernanda Magalhães, Guardados (Atrito Art) e Calidoscópio (edição de autor). O livro A Estalagem das Almas inspirou o espetáculo “Além Mar” do grupo belga Noisette. Ganhou o prêmio Revelações do jornal literário Nicolau (Secretaria de Estado da Cultura) e menção honrosa no Concurso Helena Kollody 2008. É verbete no Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, de Nelly Novaes Coelho (Escrituras). Participou das coletâneas Helena Kolody (Secretaria de Estado da Cultura) e 12 – Antologia de Poetas Londrinenses (Atrito Art) e do livro Jornalismo no Cinema, organizado pela jornalista Christa Berger (Editora da UFRGS). Desenvolveu com a fotógrafa Fernanda Magalhães os projetos A Expressão Fotográfica e os Cegos (2002) e Impressões da Memória (2002-2003). Blogue: http://karendebertolis.blogspot.com/.

Marcelo Ariel (Santos/SP, 1968). Poeta, dramaturgo, performer e conselheiro editorial da Rubra Cartoneira Editorial. Seus livros são Me enterrem com a minha Ar-15 (Scherzo-Rajada) (Dulcinéia Catadora, SP, 2007); Tratado dos Anjos Afogados (Letraselvagem, 2008), O céu no fundo do mar (Dulcinéia Catadora, SP, 2009), Coltrane Blues (Dulcinéia Catadora, SP, 2010), Conversas com Emily Dickinson e outros poemas (Ed. Multifoco, RJ, 2010), A morte de Herberto Helder e outros poemas (Sereia Ca(n)tadora, SP, 2011) e A segunda morte de Herberto Helder (21 Gramas, PR, 2011). Pode ser acompanhado em seu blogue http://teatrofantasma.blogspot.com/.



Reynaldo Bessa (mossoró/RN) - Autor do livro Algarobas Urbanas (finalista do Prêmio Sesc de Literatura), Bessa é músico e escritor. Já lançou cinco CDs, o mais recente com músicas suas sobre poemas de diversos autores brasileiros. Em 2008 lançou seu primeiro livro Outros Barulhos (Prêmio Jabuti de Poesia 2009). Tem contos, crônicas e poemas publicados em revistas, jornais, suplementos literários pelo Brasil e exterior. Contato: contato@reynaldobessa.com.br / blogue: http://www.algarobas.blogspot.com/.



próximos lançamentos

Estrela Leminski (Curitiba/PR. Professora universitária, pesquisadora, musicista, compositora, letrista e poeta. Participa do grupo "Música de Ruiz" e seus CDs são Músicas de Ruiz e São Sons. Seus livros são Cupido, cuspido, escarrado (Ameop), Poesia é Não (Iluminuras) e Contra-Indústria (sobre música independente). Blogue: http://www.leminiskata.blogspot.comCds e livros nossos na FNAC, Submarino e Livraria Cultura: www.musicaderuiz.art.br / http://www.facebook.com/musicaderuiz.


Jesus Bajo (Espanha, 1956). Poeta, artesão, bibliófilo e diretor de arte da Rubra Cartoneira Editorial. Formado em Administração, atuando como representante comercial, além de diplomado como técnico de futebol. Trabalha com diversos outros materiais recicláveis para a criação de artigos de decoração e relicários. Entusiasta das mais diversas manifestações artísticas, culturais e esportivas. Contato: jesusbajo@sercomtel.com.br


MaicknucleaR (São Paulo/SP, 1981). Escritor, produtor musical, compositor e videomaker. É autor do livro Meu Doce Valium Starlight (Editora Dulcinéia Catadora, SP, 2007) e dos e-books: Dançando Valsa Nos Salões Do Inferno e As Vadias Platinadas e Seus Drinques Solitários (Gatos Pardos, Editora Online), além de criador da Revista Lasanha Literata. Produtor musical independente e compositor, assina os projetos musicais Fronteira Hits, Paulistanas Depravadas, Nuclear Reggae Style e o Sarau Portátil. Vocalista da banda UzzmetralhA, participou ao lado de Bebeto Cicas, do projeto músico/literário Verbos Curtos/Viola na Vela, criado no Centro Independente de Cultura Alternativa e Social (CICAS). Criador da produtora digital de filmes independentes, a Fronteira Filmes (onde é roteirista, câmera, editor, diretor e produtor), assina os documentários e compilados: TV, A Imagem da Besta Quadrada e Conspilation Doc: A Conspilação e dos autorais Auto Doc Sarau Portátil e Liberdade, Uma Prisão Sem Muro (2010), dentre vários videoclipes e diversas outras produções. Foi videomaker no curta metragem Terrorismo Poético, o Filme (2010), que teve edições em francês, inglês e original em português, e Duplex: Both Sides Of The Intolerance. No início de 2011, como produtor musical, lançou As Flores do Fim do Mundo (remixes poéticos para precedentes), com participações vocais dos poetas Marcelo Ariel, Beatriz Bajo, Sheyla de Castilho, Clauky Boom e Lucky Leminski, e produziu o curta Hell’s Clowns TV, ao lado de Roger Duran (Sinfonia de Cães) e o filme Terrorismo Poético 2: A Política do Arregaço, independente, seguido dos curtas inspiracionais Alhures (Somewhere Else) e Muito Antes do Inverno (A Long Time To Winter) e o curta-metragem São Paulo Noise City, ao lado de Renato Gimenez, parceria com Caffeine Sound Studio. Seu site oficial é www.myspace.com/maicknuclear.


Marceli Andresa Becker (Passo Fundo/RS, 1986). Poeta, estudante de filosofia e professora. Publicou poemas nas revistas Zunái, Germina, Eutomia e Pausa. Mantém o blogue:  http://deterdeondeseir.blogspot.com.br/ .


Wender Montenegro (Trairi/CE, 1980). "O poeta se constrói a partir de cada verso, de cada estrofe, de cada poema. É esta a sua alvenaria predileta, sedimentada com o cimento da palavra. O poema é talvez o caminho mais longo para a descoberta do homem. De seus píncaros ou de seus pântanos. De seus clarões ou de suas trevas. O poema deve ser o olho clínico que investiga as feridas do corpo e da alma. Até mesmo o poema hermético nos enxerga e sabe onde nos dói com maior intensidade. Wender Montenegro não ignora que a vida é uma caminhada entre curvas e arestas. Ao poeta cabe polir as arestas que nos magoam. Do tempo, da vida, do sonho, do amor e até mesmo da morte." FRANCISCO CARVALHO. Blogue: http://www.poesiawm.arteblog.com.br. Contato: wendermontenegro@hotmail.com


futuros lançamentos



Anderson Fonseca (Rio de Janeiro/RJ, 1981). Escritor, editor e conselheiro editorial da Rubra Cartoneira Editorial. Formou-se em Letras pela Universidade Estácio de Sá (2009). Ex-editor da revista Confraria do Vento (edição impressa, 2009, Brasil/Portugal); co-editor da revista eletrônica Aliás, editor do selo Orpheu poesia (editora Multifoco) e consultor editorial da revista Extrapolar (Portugal). Publicou o livro de poesia Alucinação (ed.Multifoco, 2009). Mantém o blogue http://escritosdo-exilio.blogspot.com/.


Edson Cruz (Ilhéus/BA) é poeta, editor e revisor publicitário. Desgraduou-se em muitas coisas: Psicologia, Música, Violão e Letras. Foi fundador e editor do site de literatura Cronópios [www.cronopios.com.br] (até meados de 2009) e da revista literária Mnemozine. Lançou em 2007, Sortilégio (poesia), pelo selo Demônio Negro/Annablume e, como organizador, O que é poesia?, pela Confraria do Vento/Calibán. Lançou em dezembro de 2010, na Casa das Rosas, uma adaptação do épico indiano, Mahâbhârata, pela Paulinas Editora. Escreve com frequência no blog Sambaquis [http://sambaquis.blogspot.com/]. Fez entrevistas para TV Cronópios e Programa Bitniks com grandes escritores contemporâneos, como por exemplo: Antonio Cícero, Augusto de Campos, Chacal, Cláudio Willer, Glauco Mattoso, José Castello, João Silvério Trevisan, Marcelino Freire, Marcelo Mirisola, Moacyr Scliar, entre outros. É professor no Curso Pratica Criação Literária da UnicSul/Terracota Editora, no Módulo Poesia [http://terracotaeditora.com.br/?p=598]. Contato: sonartes@gmail.com


Léo Mackellene (Fortaleza/CE, 1980). Nasceu em Fortaleza no Marco Zero dos anos 80. Tocou em bandas de rock. Publicou poemas e contos. Saiu de casa aos 11 anos. Morou em cidades diferentes. Amou, se embriagou, chorou. Participou do movimento estudantil e hoje vive como mestre em literatura (UnB) e leciona na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, na terra de Domingos Olímpio, Sobral. Mantém o blogue http://olivrodosmaispequenossilencios.blogspot.com/


Marcele Aires ama a poesia desde os nove. É autora do livro de poemas “Que transpõe o halo” (WGraf, 2010) e da ficção “Ausências em monólogos” (Midiograf, 2011). No Mestrado trabalhou com o poeta pernambucano Ascenso Ferreira, introdutor do Modernismo no Nordeste (USP/2003) e no Doutorado com o livro “Água viva”, de Clarice Lispector (USP/2009). Em 2010 foi a vencedora do concurso Noel Rosa de Poesia, realizado pela Editora Litteris (RJ). Atualmente, é professora de Literatura na Universidade Estadual de Maringá.

Mauricio Salles Vasconcelos é autor de Ela não fuma mais maconha (romance, Ed. E, 2011), Stereo (ficções, ed. Ciência do Acidente, 2002) e do ensaio Rimbaud da América e outras iluminações (Estação Liberdade, 2000). Em 2001, dirigiu o vídeo Ocidentes, tendo por base seu livro Ocidentes dum sentimental (1998), uma recriação do poema “O sentimento dum ocidental”, do português Cesário Verde. Publicou, também, outros livros de poesia: Lembrança arranhada (Ed. Fontana, 1980); Tesouro transparente (Anima, 1985) e Sonos curtos (Massao Ohno, 1992). 


Tiganá Santana (Salvador/BA, 1981). Músico, pioneiro na composição e gravação em idiomas africanos, no disco "Maçalê" (significado: "o poder do Orixá em mim"), Tiganá Santana conquistou o respeito profissional de Naná Vasconcelos, Virgínia Rodrigues, Jussara Silveira, Márcia Castro, Roberto Mendes, entre outros, sem contar os artistas de sua geração que o tomam como influente interlocutor. http://tiganasantana.com/

Postar um comentário

1 Comentários

Rubra Cartoneira Editorial - Todos os direitos reservados