EDITORIAL


NASCE RUBRA CARTONEIRA EDITORIAL

MANIFESTO RUBRO POÉTICO CARTONEIRO



- Somos um grupo de pessoas que possui um amor imenso pela literatura e quer contribuir como difusor desta manifestação artística de forma ativa e incisiva. Para isso, fundamos o fenômeno cartoneirismo no estado do Paraná.

- Somos conciliadores de mundos em torno da edição de livros: aliamos literatura, artes plásticas e consciência ecológica, utilizando da autonomia para a implementação da proposta editorial de descentralização do comércio do livro e valorização de todos os artistas implicados no projeto, objetivando a democratização do livro, a leitura, a criação literária e artística originais.

- Vimos das margens, assim como os precursores cartoneiros (o fenômeno chamado cartoneirismo advém da iniciativa de algumas editoras utilizarem papelão para a confecção das capas de livros. Esse é um movimento editorial poético, filosófico, político e cultural que nasceu em consequência da crise argentina de 2002 que culminou com a criação da Eloisa Cartonera e outras editoras estão sendo criadas na América Latina, atingindo alguns países da Europa, com Espanha e Alemanha), somos latino-americanos ou sudacas (termo coloquial espanhol usado para denotar povos da América do Sul), mas temos as mãos e os corações abertos para o mundo, lutando por nossa identidade e autonomia cultural, política e sócio-econômica. Queremos sair do sistema editorial vigente, cheio de cartas marcadas; pretendemos que todos os envolvidos tenham destaque e, sobretudo, estejam conosco por talento e amor à arte.

- O projeto abre novas veredas editoriais, buscando outras estratégias para a gestão econômica, uma alternativa de negócio no mundo editorial adequado à realidade atual, oferecendo diversidade de preços, personalização de cada exemplar, diálogo entre as manifestações artísticas e laços amistosos pelo mundo por meio de traduções, produções, apresentações e venda em países de outras línguas.

- Promovemos a geração de emprego e renda, incentivando as pessoas de todas as classes sociais, regiões, gêneros, idades e formação, à coleta de materiais recicláveis, sobretudo de embalagens de caixas de leite, e de criação livre sobre elas para a produção de livros híbridos de técnicas, gêneros e temas. Todos os benefícios gerados com este projeto serão repartidos entre seus integrantes.

- Não faremos nenhum exemplar igual ao outro, cada um sendo uma obra de arte, objetos únicos. Venderemos artigos de coleção. Nossa motivação é dar novo valor a um material criado originalmente para outro fim. Intervir em materiais recicláveis para fazer um objeto artístico.

- Autores donos de sua própria obra. Não ataremos nem escritores nem suas obras, teremos os direitos exclusivos de nossas edições, mas o conteúdo pode ser republicado por qualquer outra editora.

- A ideia de inserção de uma cartoneira na cidade de Londrina foi de Marcelo Ariel (poeta e performer paulista), que faz parte do conselho editorial, juntamente com Anderson Fonseca (escritor e editor carioca) e Beatriz Bajo, paulista e residente em Londrina, poeta e editora-geral da Rubra Cartoneira Editorial. Na assessoria de imprensa temos a jornalista e escritora londrinense Karen Debértolis. MaicknucleaR é nosso videomaker, além de autor. Na comissão de arte, temos o proponente da ideia de utilização das embalagens de caixa de leite para as capas Jesus Bajo, poeta e artesão nascido na Espanha e residente em Londrina; Cida Bajo, Isabele Galdino e Raphael Bajo (Londrina-PR), e Thays Scotti, Jack Fraga e Jenny Borgonovi (Sorocaba-SP) são nossos artesãos.

- Temos o vermelho vivo no peito e nos pés (já que estamos na cidade da terra vermelha), confiança, coragem e uma atitude otimista diante da vida, paixão e amor uns pelos outros e grandes aspirações, nosso pigmento é intenso.

- Nascemos em 2012, no ano da Lua, símbolo feminino como nossa rosa, que representa o sublime da nossa alma; a rosa como taça que recebe o orvalho e a chuva em suas pétalas, assim é a Rubra Cartoneira, que acolhe a poesia e exala o perfume da arte.

- Temos interesse em oferecer este projeto como complemento escolar, incentivando alunos à criação artística e à consciência ecológica.

- Acreditamos que somente através da leitura e do incentivo à arte é que se pode transformar a realidade, assim transformamos com as mãos objetos e palavras; quiçá que algo do que estamos fazendo possa transformar não-leitores em leitores, pessimistas em otimistas, brutos em criativos.

- Os primeiros livros serão dos autores Beatriz Bajo, Chico CésarKaren DebértolisMarcelo Ariel e Reynaldo Bessa.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. celia.musilli Feb 16, 2012 01:45 PM
    Que beleza, Beatriz, adorei o projeto inspirado naquele da Argentina..é isso, literatura, arte e consciência ecológica..sucesso pra vcs! Um bj!

    Cássio Amaral Feb 16, 2012 02:12 PM
    Ideia muito boa. Parabéns e sucesso e vamos em frente. Abraços.

    Sérgio Luyz Rocha Feb 16, 2012 02:45 PM
    Muito bacana. Boas ideias precisam frutificar.
    Muita força prá todos..todos da Rubra, todos das artes, todos da luta...

    Beijabraços!

    Rubra Cartoneira Editorial Feb 16, 2012 02:51PM
    obrigada, queridíssimos!!
    precisamos desse incentivo de vocês tb...é muito importante pra todos nós, sobretudo, para a literatura.
    beijobeijo

    nydia bonetti Feb 21, 2012 04:53 PM
    Que maravilha! E que lindo o nome e a rosa. Desejo sucesso!!! abraços.

    ResponderExcluir
  2. muito bacana!!
    toda sorte e conquistas a editora nesse projeto pioneiro!!!

    ResponderExcluir

Rubra Cartoneira Editorial - Todos os direitos reservados